Botafogo empata com o Audax e terá como rival o Fluminense

Porto Velho, RO -
Estão definidas as semifinais do Campeonato Carioca de 2022. Com a vitória do Vasco sobre o Resende por 3 a 0, pela 11ª e última rodada da Taça Guanabara (equivalente à primeira fase da competição), o Cruzmaltino assegurou o terceiro lugar, com 22 pontos e vai enfrentar o Flamengo. Já o Botafogo foi até Angra dos Reis e empatou com o Audax por 2 a 2, sendo ultrapassado pelo Vasco e terminando com 20 pontos, na quarta colocação. Com isso, o Glorioso será o adversário do Fluminense, campeão da Taça Guanabara.


Em São Januário, o Vasco não teve dificuldades diante do Resende. Antes de marcar, já havia acertado a trave em chute de Zé Gabriel após cobrança de escanteio. Figueiredo, de bicicleta, também quase marcou. Aos 40 minutos da primeira etapa, o gol finalmente saiu: Bruno Nazário recebeu próximo à entrada da área e chutou colocado, à direita da meta defendida por Gustavo Fraga.

No segundo tempo, a equipe sacramentou a vitória com mais dois gols um logo depois do outro. Aos 30, Vitinho recebeu lançamento e completou de cabeça, deslocando o goleiro adversário. Quatro minutos depois, novo lançamento acabou sendo cortado por Gustavo Fraga de cabeça, mas ele acertou o próprio companheiro de time e a bola sobrou limpa para Vinícius completar para o gol vazio.

O Vasco começa a decidir uma vaga na grande final já nesta quarta-feira (16), diante do Flamengo. O jogo de volta será no domingo (20). O Rubro-Negro, que fez melhor campanha, joga por dois resultados iguais. O Vasco tenta espantar o mau momento em clássicos: neste Carioca, foi derrotado pelos três rivais (Flamengo, Fluminense e Botafogo).

Botafogo escapa da derrota e fará clássico Vovô

Jogando no Estádio Jair Toscano, em Angra dos Reis, o Botafogo teve dificuldades diante do Audax. O Alvinegro ficou atrás do placar duas vezes, buscando a igualdade em ambas as ocasiões. O técnico interino Lúcio Flávio levou a campo uma escalação repleta de jovens jogadores que não vêm sendo titulares e a equipe teve problemas para encarar o adversário.


Um dos jogadores ainda sem ritmo foi o goleiro Diego Loureiro, que falhou no primeiro gol do Audax. Aos 43 minutos, ele saiu mal do gol em cobrança de escanteio, não segurou a bola e, após desvio em Reidson, ela sobrou para Anderson Lessa completar para o gol.

O Botafogo conseguiu o empate logo no começo do segundo tempo. Luiz Fernando, que entrou após o intervalo, fez boa jogada pela direita. Após bate-rebate, a bola ficou com Breno, que tocou na saída do goleiro Max.

Aos 31, após saída de bola errada da defesa alvinegra, Hugo Sanches arriscou de fora da área e acertou o canto direito de Diego Loureiro, que não alcançou: 2 a 1.

Mas os visitantes deixaram tudo igual logo depois. A arbitragem apontou pênalti em toque na mão de Tomás Kayck. Erison cobrou e empatou, marcando pela sexta vez no campeonato.

Botafogo e Fluminense definem a segunda vaga na final a partir do dia 21 (uma segunda-feira), conforme anunciou a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) neste domingo (12). Inicialmente o primeiro jogo da semi ocorreria no próximo sábado (19), mas mas o Tricolor joga a Libertadores fora de casa no meio da semana e só chegará ao Rio no dia 17.

O segundo confronto será no dia 27 (domingo). Assim como o Flamengo, o Fluminense joga por dois resultados iguais (dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols) para avançar.

Fonte: Agência Brasil