Segunda edição do Fórum de Prefeitos e Vereadores aconteceu em Porto Velho

Porto Velho, RO - No 2º Fórum de Prefeitos e Vereadores do Estado, o Governo de Rondônia encontrou total receptividade e apoio às diretrizes de ações municipalistas que resultam na melhoria das cidades, além de fortalecer um alinhamento das ações realizadas em parceria com os municípios.

“O debate entre prefeitos, vices, secretários, vereadores e lideranças comunitárias tem dado mais resultados positivos no atual momento vivido pelo Estado de Rondônia; cada parcela se responsabiliza por uma parte do desenvolvimento”, disse a presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste e presidente da Aliança de Câmaras e Vereadores de Rondônia, vereadora Rosária Helena.

“O Governo do Estado não distingue os municípios por tamanho, e do maior ao menor todos têm políticas públicas socializadas e niveladas com a presença do prefeito, secretários e vereadores, e isso facilita à comunidade conseguir melhorias”, elogiou o prefeito de Alta Floresta d’Oeste, Giovan Damo.

Para o prefeito de Vilhena, Eduardo Toshiya Tsuro, o Japonês, “ninguém é bom sozinho”. Elogiou o Fórum e disse que o trabalho do Estado “não é diferente do que fazem a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa” na fiscalização dos atos do Executivo Municipal. “Sou grato pela forma como este Governo vem tocando o nosso Estado, que tem uma estrutura muito grande e reforçando essa parceria com os municípios”.

O prefeito de Cacoal, Adailton Ferreira “Fúria”, disse que o intercâmbio é bom: “O dia a dia corrido não permite aos prefeitos ter essa aproximação, e tanto no 1º quanto no 2º encontro, o Governo foi muito sábio em poder alinhar com os municípios”, enfatizou.

“Foi um encontro de grande valia por causa dos recursos reais e não fictícios que chegam e logo permitem investimentos”, afirmou o vice-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Peragibe Félix.

“Liberar e discutir demandas é uma oportunidade imensa, o Governo do Estado está de parabéns”, disse a prefeita de Guajará-Mirim, Raíssa Bento. Ela tem expectativa de receber brevemente o programa “Tchau Poeira” e manifestou gratidão “pela presença do DER, que já está trabalhando lá”.

“Essa proximidade com o Governo e da forma como ele vem agindo, com o viés municipalista, é elogiável. Nós não apenas formulamos nossas demandas, mas ouvimos neste Fórum a maneira como podemos colaborar com o Estado”, disse o prefeito de Pimenta Bueno, Arismar Araújo de Lima.

“Pimenta Bueno vem se transformando num verdadeiro canteiro de obras. Temos aportes consideráveis de recursos para pavimentação, construção de praças esportivas, melhorias para áreas rurais”, destacou

O prefeito de Campo Novo de Rondônia, Alexandre Dias, considerou o evento uma inovação importante. “Eu sou prefeito de primeira viagem (mandato), mas tenho acompanhado com os demais que vieram de outros mandatos e posso avaliar que até então não existia um fórum desse porte; o Governo se abre e ouve as dificuldades de cada município, e assim podemos fazer uma gestão melhor”. Segundo ele, “nunca chegaram tantos recursos como agora”.

Para o prefeito de Alvorada do Oeste, Vanderlei Casa Bela, os programas estaduais “Governo na Cidade” e “Tchau Poeira” têm sido essenciais ao município, e da mesma forma, ações de saúde, educação, ambientais, entre outras.

Para o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca, quem foi ao Fórum em busca de conhecimento, encontrou. “Conhecimento é vida, e aqui aprendemos o máximo possível; esse evento veio engrandecer e funcionar como autoajuda a nós todos”, afirmou.

“Temos que agradecer por esse evento”, apelou o prefeito de Urupá, Célio Lang. “A grande preocupação hoje é fazer uma boa gestão, com apoio técnico, sem improbidades, e aqui temos trocas de experiências que ajudam muito, especialmente prefeitos de primeiro mandato”, acrescentou.

“O primeiro fórum foi um sucesso, e esse tende a ser mais ainda, porque fortalece a articulação do Governo do Estado”, comentou o vice-prefeito de Cerejeiras, José Carlos Valendorff.

Lembrou que a pavimentação de 21 quilômetros resulta dessa aproximação entre o governo e a prefeitura, e no dia 12 de abril teremos a licitação para mais 12 quilômetros de asfalto. No dia 23 a prefeitura licitou a construção de uma praça no Bairro Anchieta; a construção de calçadas no Bairro Floresta, e a presença do Opera Rondônia, na área de saúde.

ATUAÇÃO COOPERADA

“O Tribunal de Contas está intensificando em três eixos o seu planejamento estratégico para a melhoria de políticas públicas”, anunciou em sua palestra Marcus Cézar Santos Pinto Filho, secretário-geral de controle externo, ao abordar o tema: Atuação cooperada do TCE-RO.

Políticas educacional, ambiental, e integridade formam esses eixos. Através de programas específicos, o TCE-RO iniciou com a educação – alfabetização na idade certa –, e assim coopera com os municípios na capacitação e formação técnica de professores e gestores, com objetivo de impulsionar os índices educacionais através de boas práticas.

Fonte: Governo de Rondônia