Local foi atingido por bombardeio após ataque da Rússia, segundo o Ministério da Defesa ucraniano

Porto Velho, RO - Tropas russas destruíram um memorial do Holocausto na ravina de Drobytsky Yar, em Kharkiv, onde cerca de 20 mil judeus foram mortos por nazistas em meio à Segunda Guerra Mundial. O ataque ao local foi informado neste sábado pelo Ministério da Defesa ucraniano em comunicado.

"Invasores russos atiraram e danificaram o Memorial do Holocausto em Drobitsky Yar, nos arredores de Kharkiv. Os nazistas voltaram. Exatamente 80 anos depois", disse o ministério em publicação que traz a imagem do memorial arrasado.

O embaixador de Israel na Ucrânia, Michael Brodsky, afirmou em suas redes sociais, citando fontes locais, que o memorial foi atingido por bombardeios da artilharia russa. A Comunidade Judaica Unida na Ucrânia também repudiou o ataque e culpou as tropas da Rússia.

O memorial em Kharkiv foi construído em 2002 em homenagem aos milhares de judeus mortos pelas torpas nazistas entre 1941 e 1942. No local, há uma placa em que consta, em seis idiomas, os dizeres "Você não deve matar".

No início da guerra, que já dura mais de um mês, a Ucrânia informou que o memorial do Holocausto de Babyn Yar em Kiev fora atingido por ataques aéreos russos. Mais tarde, veio à tona que o bombardeio impactou apenas edifícios e não houve danos ao monumento.

Para justificar o conflito, o presidente russo, Vladimir Putin, chegou a falar em "desnazificar" a Ucrânia e acusou o país de genocídio. A invasão da Rússia já dura mais de um mês.

Fonte: O Globo