Porto Velho, Rondônia - Nascido em Vilhena e atualmente com 33 anos de idade, Giuliano Dourado se apresenta no cenário político estadual nesta fase de pré-campanha eleitoral como uma alternativa diferenciada entre os possíveis candidatos que estarão disputando as vagas da Assembleia Legislativa.

Filho de político, o vereador Walter Dourado, que faleceu tempos atrás no exercício do mandato, ele é advogado há nove anos, e transita pelo mundo da política desde a infância, graças justamente a atividade do pai.

Mas ele também tem experiência em eleição, tendo concorrido a vereador em 2.016, assim como em gestão pública, pois foi secretário municipal de Terra na administração vilhenense em certo momento da gestão anterior a atual.

Quem o conhece sabe que exerce seu papel na política de forma distinta, defendendo e contribuindo com a conscientização dos eleitores e da população em geral, mais ainda do que buscando conquistar votos a qualquer custo.

Giuliano é o tipo de pessoa que aposta na formação para qualificar o cidadão, tornando-o consciente de seus direitos, deveres e responsabilidades enquanto integrante de uma sociedade, algo diferente do que se vê por aí em termos de políticos.

Neste momento se apresentando como pré-candidato a deputado estadual, ele vai apostar neste tipo de ação nessa fase do processo, e confirmando a candidatura apostará na mesma forma de fazer campanha, buscando o voto de qualidade, e levando aos seus interlocutores uma mensagem de renovação autêntica, sem demagogia e pautada na seriedade e sinceridade.

Caso eleito, quer exercer mandato de forma que classifica como “básica”, sem espetacularização e artifício, com a conduta pautada na ética, honestidade e compromisso com o eleitorado e com suas próprias convicções, legislando de acordo com a demanda da sociedade e fiscalizando a aplicação e uso do dinheiro público.

Dourado não segue “caciques” políticos, e muito menos grupos que estão aninhados no poder, e está filiado ao Cidadania, legenda da qual é presidente do diretório municipal em Vilhena, mas pode trocar de legenda caso seja este o entendimento do projeto político coletivo do qual faz parte.

Ele está alinhado com Vinícius Miguel, que era presidente regional da legenda, mas migrou para o PSB a fim de viabilizar um projeto de participar da sucessão estadual, e pode ser que Giuliano siga pelo mesmo caminho.

Mas, por enquanto, ele aproveita o momento para difundir sua pré-candidatura e praticar a política que entende ser a mais coerente, priorizando sempre proporcionar àqueles com quem dialoga informações e debates de nível elevado, buscando melhorar a qualidade política das pessoas para que nas eleições hajam mais votos de fato conscientes e dados com responsabilidade.