Vice-presidente deixará PRTB e tentará vaga de senador pelo Rio Grande do Sul

Porto Velho, RO - O vice-presidente Amilton Mourão já tem data para deixar o PRTB. Eleito ao lado de Bolsonaro em 2018, Mourão optou por um caminho político independente do titular do Planalto e ingressará no Republicanos em 16 de março, em evento na sede o partido em Brasília.

“Será um excelente quadro para o Republicanos, um homem público de perfil conservador, preparado e inteligente e moderado”, declara o deputado Aroldo Martins (Republicanos/PR).

O vice-presidente será filiado pelo estado do Rio Grande do Sul e tentará uma vaga ao senado. “Estamos nos empenhando em aumentar nossas bancadas e Mourão chega num ótimo momento”, afirma Martins, vice-presidente do Republicanos no Paraná e membro do Conselho da legenda.

O distanciamento entre Mourão e Bolsonaro, que iniciou pouco depois do primeiro ano de mandato de ambos e vem se acentuando, com repetidos episódios de divergências públicas. Nesta quinta, o vice deu declarações sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia que levaram Bolsonaro a enquadrá-lo, durante declarações em live, ao lado do chanceler Paulo França.

Mourão saiu em defesa da Ucrânia e chegou a comparar Putin a Hitler. O presidente da Rússia é próximo a Bolsonaro, que manteve missão oficial ao país dias antes da invasão russa à Ucrânia. “Quem fala sobre esse assunto é o presidente, e ponto final”, disse Bolsonaro, desautorizando as declarações de Mourão sobre o conflito.

Fonte: R7