Empresa respondeu consumidores sobre compras realizadas no site e no aplicativo; outros sites da companhia, Submarino, Shoptime e Sou Barato seguem foram do ar

Porto Velho, RO - Os sites das Lojas Americanas, do Submarino, do Shoptime e do Sou Barato continuam fora do ar na manhã desta terça-feira, 23. Questionadas por clientes na rede social Twitter, as marcas informaram que a instabilidade pode causar atrasos nas entregas dos pedidos.

As lojas virtuais fazem parte do grupo Americanas S/A, que tirou os sites do ar no sábado à noite após detectar um “acesso não autorizado”. A companhia não fornece mais detalhes sobre o ocorrido. Na segunda-feira, o grupo sofreu um baque em suas ações, fechando com baixa de 6,6%. Os canais digitais representam 60% das vendas do negócio.

“Todos os pedidos serão entregues, mas por conta das instabilidades do site, poderão haver atrasos", diz o perfil da Americanas, em resposta às dúvidas de clientes que realizaram compras recentemente e aguardam pelas entregas. Não há previsão de normalização do serviço nas plataformas virtuais.

Segundo a companhia, as lojas físicas da Americanas não foram afetadas e operam normalmente.


O Procon-SP notificou a Americanas pedindo explicações sobre os problemas das plataformas de e-commerce. O órgão afirma que a companhia deve informar o consumidor sobre como ele poderá exercer os seus direitos, como o direito de arrependimento de compra online dentro de sete dias.

A companhia terá ainda que fornecer informações sobre solicitações de troca, sobre regularizações de problemas e sobre reembolsos e deverá esclarecer se disponibilizou canal alternativo para contato do consumidor.

Fonte: Estadão