Wanderson foi preso em 4 de dezembro do ano passado, após se entregar para a polícia. Ele estava preso por matar um caseiro, a esposa grávida e uma criança de 2 anos e 9 meses

Porto Velho, RO - Na manhã desta terça-feira (18), o criminoso Wanderson Mota Protácio, de 21 anos, que ficou conhecido como “novo Lázaro” após fuga e perseguição policial que durou quase uma semana em Goiás no ano passado, foi encontrado morto no presídio onde ele estava preso.

Wanderson estava detido no Núcleo de Custódia que fica no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital, e que é conhecida como a unidade de segurança máxima do estado.



Segundo a assessoria de comunicação da Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o caso, a princípio, é tratado como suicídio. O rapaz teria se matado com um lençol amarrado no pescoço, mas só a perícia será capaz de atestar o real motivo.

Ele estava sozinho na cela, conforme a DGAP, e foi encontrado por volta de 7h20, no momento em que foram entregar para ele o café da manhã.

Wanderson não respondeu o chamado do servidor do presídio para pegar a refeição. Policiais penais adentraram a cela e o encontraram já morto. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para fazer a retirada do corpo.

Matou a mulher e a enteada

Em 28 de novembro, Wanderson, a namorada, Raniere Aranha, e a enteada, Geysa Aranha, passaram o dia inteiro na casa da sogra, no centro de Corumbá, pois era folga do caseiro. No fim da tarde, a mulher foi levá-los em casa, em uma fazenda distante cerca de 25km.

Foi durante a noite que Wanderson usou um facão para assassinar a mulher grávida e a enteada. Após matar mãe e filha, o autor trancou a porta da casa, foi até uma propriedade vizinha, furtou um revólver com seis munições e foi até uma outra residência, onde atirou na cabeça do fazendeiro Roberto Clemente de Matos. Ele ainda tentou estuprar a esposa de Roberto e atirou contra o ombro da vítima.

Veja a nota da Dgap na íntegra

"A propósito de informação solicitada, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, por meio da Superintendência de Segurança Penitenciária, informa o que se segue:— Na manhã desta terça-feira, 18/01, durante o procedimento de entrega do desjejum, os servidores do Núcleo de Custódia, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, encontraram Wanderson Mota Protácio desacordado dentro da respectiva cela. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e atestou o óbito do detento.

O preso, que estava sozinho na cela, foi encontrado pendurado com um lençol no pescoço. Ele cumpria pena por homicídio.

O ocorrido também foi repassado à Polícia Civil para as investigações pertinentes. O Instituto Médico Legal foi até o local para a retirada do corpo e demais procedimentos."

Fonte: Portal CM7