Obras de Saneamento Básico paralisada desde 2018 é retomada

Porto Velho, RO - Paralisada desde o ano de 2018, a obra da nova adutora de 1.400 (um mil e quatrocentos), milímetros (mm) na Estrada de Santo Antônio, em Porto Velho, foi reiniciada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia (DER-RO).

A obra faz parte do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) do Governo Federal em parceria com o Estado e conta com um investimento de mais de R$ 13 milhões de reais. A nova adutora solucionará o principal problema de falta de água, que gera transtornos para os mais de 500 mil habitantes do município.

O Coordenador do PAC, Gilson Moraes, enfatiza que a obra é de vital importância para a cidade e a restauração do funcionamento pleno de abastecimento de água em Porto Velho. “O sistema atual, que faz a captação de água, são tubos menores, que apresentam diversos furos, rachaduras e muitas complicações”, comentou Moraes.

Segundo o diretor-geral do DER, Elias Rezende a nova rede de captação de água substituirá a rede antiga de 300 mm que estão estouradas em diversos pontos do trajeto de transporte causando o desabastecimento.

“Serão instalados 95 tubos, ao todo 1.143 metros de tubulação de 1.400 mm, responsáveis por captar a água bruta do Rio Madeira e levar por gravidade até a estação de tratamento, para após tratada, ser distribuída.

“O Governo de Rondônia está trabalhando e todas as obras do PAC que estavam paralisadas foram retomadas e estão em execução”, ressaltou Rezende.

Texto: Antônia Lima
Fotos: Valdecy Santos
Secom - Governo de Rondônia