BOM DIA 6 DE JANEIRO

COMEMORA-SE

Dia dos Reis, Dia da Gratidão, Dia Mundial do Astrólogo

Católicos lembram São Carlos de Sezze, Santa Rafaela do Coração de Jesus, São Alfred Bessette, São João de Ribera, Santa Rafaela Maria e Beta Rita Amada de Jesus. Ortodoxos comemoram nascimento de Jesus


BRASIL

1598 — Inicio da construção da Fortaleza dos Reis Magos em Natal (RN).

1809 — D. João VI manda tropas invadir a cidade de Caiena (Guiana Francesa).

1835 — Início da Cabanagem, na Província do Grão-Pará.

1933 – A Rádio Nacional lança o programa “Um milhão de melodias”.

1989 – Fim da telenovela “Vale Tudo”: revelado o matador do personagem Odete Roitman.


MUNDO

353 — Último ano que católicos celebram nascimento de Jesus nesta data. Da[i em diante será a 25 de dezembro. Os ortodoxos mantém comemoração anterior.

1838 — Alfred Vail demonstra um sistema de telégrafo usando pontos e traços (precursor do Código Morse).

1929 – Madre (Santa) Teresa chega a Calcutá iniciando o trabalho entre os mais pobres e doentes da Índia.


FOTO DO DIA

Era assim: Até a década de 1980 muitas estradas que ligavam a rodovia BR-364 aos núcleos que se formavam a partir das cidades ao longo da BR exigiam muito mais de motoristas e passageiros, e quando tinham de atravessar uma ponte (chamada também de “pinguela”), feita por troncos de árvores, os carros corriam o sério risco de perder a direção e ficarem como o jeep da foto, que levava uma equipe do Mobral a Colorado: escorregou dos troncos e teve de ser retirado com muito esforço e contribuição, normalmente de um veículo mais potente, preso a um cabo de aço.

Para evitar mais vítimas, caso o veículo despencasse no rio, todos passageiros passavam para o outro lado enquanto o condutor, normalmente guiado por uma pessoa que ia sinalizando à frente, tentava chegar adiante e seguir viagem.