Manutenção preventiva de veículo é quesito de segurança em viagens, alerta Detran Rondônia


Condutores devem estar atentos e cuidadosos para que os veículos circulem em condições adequadas

Porto Velho, RO - Com a chegada das férias escolares e mais veículos nas rodovias, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia faz um alerta aos condutores que irão pegar a estrada para realizarem a manutenção preventiva de seus veículos.

“Antes de pegar a estrada, é importante realizar a manutenção preventiva do veículo, que é, sem dúvida, um tema que envolve questões importantes para a segurança de todos” – disse o diretor-geral do Detran-RO, Paulo Higo Ferreira de Almeida.

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) informa que todo condutor deve estar atento e cuidadoso para que seu veículo circule em condições adequadas. “É importante ressaltar que todo veículo sofre desgastes enquanto é utilizado, independente do cuidado do condutor; e para reduzir esses desgastes e minimizar os seus efeitos, a manutenção preventiva é a decisão mais econômica e correta” – pontuou Paulo Higo.

Instrutor do curso de direção defensiva do Detran-RO, Isac Barbosa, destaca que tem muita gente que adia a manutenção preventiva para economizar e, quando percebe, acaba sendo obrigada a fazer a manutenção corretiva, o que encarece o serviço. “Nesse caso, o gasto é muito maior. Não existem dúvidas que a prevenção é sempre mais barata; além disso, o motorista poderá evitar panes e falhas inesperadas que podem trazer inúmeros transtornos”.


Respeito pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é essencial para um trânsito seguro

Quando e onde fazer a manutenção preventiva?

De acordo com o Observatório, o ideal é estar atento aos prazos indicados pela montadora do veículo e fazer a revisão respeitando as datas. O condutor pode, por exemplo, verificar o nível de água do radiador, nível de óleo, calibragem e condições dos pneus e luzes do veículo. Caso, algum desses itens apresente mau funcionamento ou vazamentos, procure um mecânico.

“É importante ter cuidado com os prazos e quilometragens para realizar a troca de óleo, isso aumenta bastante a vida útil do motor”- destaca Isac. “O mecânico deve verificar todo o sistema de freios – pastilhas, lonas, discos e fluídos; troca dos filtros de óleo, ar e combustível; as velas; a correia dentada ou a corrente; e o alinhamento e balanceamento do veículo. Com esses cuidados, as viagens podem ser bem mais tranquilas e seguras” – finalizou.

O diretor-geral do Detran-RO lembra que é responsabilidade da Autarquia planejar, coordenar e fiscalizar a política de trânsito, bem como cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito no âmbito do Estado de Rondônia.

“Dentro desta responsabilidade, queremos salvar vidas. Cabe ao motorista, obedecer o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), manter os cuidados com o veículo e dirigir com prudência e respeito, já que ‘no trânsito sua responsabilidade salva vidas’”, destaca o Paulo Higo.

Texto: Jarlana Serra Davy
Fotos: Daiane Mendonça e Frank Néry
Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários