Os produtores poderão realizar todas as negociações comerciais com os bancos, permitindo a alienação fiduciária

Porto Velho, RO -
Nesta quinta-feira (06), o deputado Laerte Gomes (PSDB), em contato com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), confirmou o início do credenciamento das agências bancárias que irão aderir ao sistema de financiamento que autoriza a alienação de rebanho bovino como forma de crédito rural.

De acordo com o parlamentar, a Idaron já está trabalhando com o sistema que garante aos produtores rurais a possibilidade de acesso à financiamentos bancários, com prazos estendidos, juros mais baixos e sem necessidade de avalistas e escritura da propriedade.

Em resumo, os produtores poderão realizar todas as negociações comerciais com os bancos, permitindo a alienação fiduciária, ou seja, o rebanho destinado ao financiamento fica bloqueado na Idaron, possibilitando o penhor de suas criações de gado como garantia no empréstimo financeiro, sem a burocracia que acontece atualmente, sem avalista e sem dar sua propriedade rural como garantia para o empréstimo.

"Isso será muito bom para milhares de produtores rurais, principalmente para aqueles que ainda não possuem a documentação de sua propriedade, que moram em regiões onde não há Regularização Fundiária, fator que dificultava e até os impedia de realizarem seus financiamentos bancários.

Fico muito satisfeito de ter apresentado essa possibilidade e agora poder acompanhar a concretização dessa conquista em prol dos nossos produtores rurais", concluiu Laerte Gomes.


Texto: Juliana Martins
Foto: Thyago Lorentz