Porto Velho, RO - Com cerca de 1 km de comprimento, o asteroide (7482) 1994 PC1 irá passar há pouco menos de 2 milhões de km da Terra, na noite desta terça-feira. Será a última vez pelos próximos duzentos anos em que o corpo celeste estará tão próximo do planeta. O asteroide, que segundo a NASA não tem risco de se chocar com a Terra, poderá ser visto às 18h50, com o auxílio de telescópios.

Classificado como um 'Potencialmente Perigoso', o asteroide foi descoberto em 1994 pelo astrônomo Robert McNaught, no Observatório de Siding Spring, na Austrália. Um perfil oficial da Nasa nas redes sociais divulgou a aproximação do objeto:

"O #asteróide 1994 PC1 (~ 1 km de largura) é muito conhecido e tem sido estudado há décadas por nossos especialistas em Defesa Planetária. Tenha certeza que o PC1 1994 passará com segurança pelo nosso planeta a 1,2 milhão de milhas de distância na próxima terça-feira, 18 de janeiro", escreveu o perfil da Nasa Asteroid Watch, no dia 12.

O corpo celeste viaja a uma velocidade de 76.192 km/h pelo espaço sideral. Assim, deverá ser visualizado como um pequeno ponto de luz em movimento, riscando o céu. Não será possível ver o asteroide a olho nu, apenas com o apoio de telescópios, mesmo que amadores.

Fonte: O Globo