Lojistas estão otimistas com o avanço da vacinação e movimento no comércio

Porto Velho, RO -
Dando seguimento às estratégias de imunização contra a covid-19, a Prefeitura de Porto Velho promoveu, no último domingo (12), a aplicação das doses em mais uma edição do Domingo da CDL. O evento comercial aconteceu na avenida José Amador dos Reis, na zona Leste da cidade.

Mesmo sob um clima nublado, os moradores compareceram ao local. Kailisson Oliveira Santos, de 17 anos, por exemplo, foi em busca da primeira aplicação. “Já estava na hora de tomar a dose, até com um pouco de atraso. Tenho visto os casos aumentando, além da nova variante (Ômicron). Entendi que somente a vacina pode me prevenir”, afirma o jovem.

Enquanto uns ainda buscam a primeira dose, outros garantem o reforço do seu ciclo vacinal, como a moradora Fátima Gomes. “Com a terceira dose eu aumento a minha prevenção à covid-19. Sempre me vacinei e entendo que a imunização é importante para evitar as complicações e morte”, afirma a dona de casa.

ATENDIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem feito uma força-tarefa constante para descentralizar as ações. Para dar suporte e atenção à população, no Domingão da CDL, cerca de 30 vacinadores e equipe de apoio contribuíram na atividade.

“A região da zona Leste é uma das que mais temos ações de distribuição de vacina e temos uma resposta bem positiva em qualquer projeto desenvolvido. Agora, estamos mais próximos da população e elevando o número de vacinados com a 1ª, 2ª e 3ª dose”, informou uma das coordenadoras da atividade, a enfermeira Thays Lopes, da Unidade de Saúde da Família (USF) Socialista.

A previsão da Semusa é que, até o dia 23 de dezembro de 2021, sejam aplicadas 12.500 doses.


Município tem registrado adesão em estratégias montadas na zona Leste

PARCERIA COM O COMÉRCIO

Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Joana Joanora, a parceria entre o Poder Público e as entidades de classe é importante para proporcionar atividades que incentivem e valorizem o comércio local.

“Estamos de volta com ações como o Domingão. Agora, com a vacinação mais forte, tudo está dando certo e estamos trazendo o povo de volta para aquecer o comércio, pois precisamos desta ‘saúde’ na economia local”, disse.

Com a imunização e a manutenção dos protocolos de saúde, a expectativa é de boas vendas durante o fim de ano nos principais centros comerciais da capital.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais