Publicidade

Semana Internacional da Pessoa com Deficiência é marcada com o lançamento da Carteira de Identidade para pessoas com autismo


Governo de Rondônia lançou a Carteira de Identidade (RG) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Porto Velho, RO - Na semana em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) em cooperação com a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), lançou nesta terça-feira (30), a Carteira de Identidade (RG) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A solenidade aconteceu no Salão Rosilda Shockness do Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho.

O lançamento reforça a Lei nº 13.977 de 08 de janeiro de 2020, que institui a Carteira de Identificação da pessoa com TEA para viabilizar o atendimento prioritário por meio da apresentação do documento, visando a diminuição da burocracia atual em ter que apresentar o laudo médico para fins de comprovação, bem como evitar a demora gerada pelo trâmite habitual de conferência da autenticidade desses laudos médicos.

A secretária da Assistência e do Desenvolvimento Social, Luana Rocha, destacou que “esse projeto é para entregar dignidade e levar às pessoas com autismo um atendimento com acessibilidade. É sobre mostrar a importância dela na nossa sociedade. Estamos aqui para fazer política a quem precisa”.

O governador Marcos Rocha observou que a medida irá, principalmente atender alunos matriculados nas Redes de Ensino estadual, federal, municipal e particular. Ainda reforçou que “há uma preocupação de levar esta política pública de forma decente para a sociedade. Tentamos aqui, tirar a dificuldade que acontece há tantos anos e identificar estas pessoas e facilitar a vida de quem possui autismo”.

Durante o lançamento, foram entregues as três primeiras Carteiras de Identidade para as seguintes pessoas:
Pedro Lucas Vitorino Costa (6 anos);
Marlon Thomaz Ferreira (25 anos);
Alice Gabriely da Silva Lucas (4 anos).


Governador e secretária da Seas entregam o RG aos pais de Pedro Lucas

Para a mãe do Pedro, Fabiana Paiva, “o RG traz muito mais que uma identificação. Traz identidade para os nossos filhos. Isso nos ajuda, como familiares a garantir uma qualidade de vida melhor para eles”, comenta.

A Sesdec é quem emite o documento oficial com o selo que identifica a pessoa com autismo. O secretário-adjunto da Sesdec, Hélio Gomes Ferreira, pontuou que “a parceria com a Seas demonstra uma preocupação em fazer políticas públicas eficientes e que tenham resultados na prática. Esse é um grande avanço para o nosso Estado”.

SOBRE O RG DA PESSOA COM TEA

O atendimento para a emissão do RG para pessoa com TEA pode ser feito no “Tudo Aqui”, na Avenida Sete de setembro ou na unidade instalada no shopping da Capital. Na região Central e zona Leste da cidade, o atendimento é feito no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Em outros municípios, a emissão é feita nos postos de identificação.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

duas fotos 3×4;
laudo médico comprovando que o requerente é pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF-opcional) e
comprovante de residência.

No caso de menores de 16 anos é exigida a presença dos pais ou responsáveis com seus respectivos RG’s. A entrega do documento solicitado tem previsão de sete a 90 dias, a depender do município em que o solicitante se encontra.

INFORMAÇÕES QUE PODEM CONSTAR NO RG

menor de idade;
analfabeto;
não tem condições de assinar;
Transtorno do Espectro Autista;
selo do TEA.

IDENTIFICAÇÃO DO TEA

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento podendo ser caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, que podem variar em graus sendo eles: leve, moderado e grave.

Instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992, em comemoração ao término da década 1983-1992, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência estimula uma reflexão sobre os direitos dessas pessoas em todas as instâncias.

A solenidade de lançamento do selo contou com a presença de pais de crianças e jovens com TEA e representantes de entidades de apoio.

Postar um comentário

0 Comentários