Seis condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool em Porto Velho

Porto Velho, RO - Dando continuidade ao trabalho de segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia realizou na noite de quinta-feira (9) em Porto Velho mais uma Operação Lei Seca onde foram abordados 127 condutores de veículos e 72 autuações, previsto no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por dirigir sob efeito de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência enquadrados por crime de trânsito

A blitz realizada na Avenida Amazonas, Bairro Aponiã, contou com a participação de agentes de trânsito de Porto Velho e de vários municípios do Estado.

“Montamos uma grande estrutura com o apoio de 37 agentes de trânsito e o objetivo foi alcançado, infelizmente toda operação são flagradas pessoas dirigindo embriagadas”, disse o diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e coordenador da Operação Lei Seca no Estado, Welton Roney Ribeiro Nunes.

De acordo com Welton Roney Ribeiro, depois que a Operação Lei Seca foi criada no Brasil, o número de acidentes de trânsito diminuiu consideravelmente. Dados estatísticos do Anuário do Detran comprovam essa redução, mas a quantidade de mortes causadas por acidentes de trânsito aumentou.

O excesso de velocidade e a embriaguez ao volante são os principais fatores que contribuem para os acidentes de trânsito graves e consequentemente para o aumento dos índices de mortes no trânsito no Estado.

“As pessoas sob efeito alcoólico acham que estão com os reflexos e reações normais; essa falsa sensação de bem estar e leveza é causada pelo álcool que leva ao excesso de confiança e a pessoa perde a noção do perigo e o resultado é sempre desastroso, ocasionando graves acidentes com mortes ou deixando pessoas com sequelas por um longo período ou para a vida toda”, explicou o coordenador.

A Lei Seca foi criada no Brasil em 1988 e está inserida em um grupo de 32 países que tem tolerância zero para quem ingere álcool e dirige, a prioridade é salvar vidas no trânsito. No Estado de Rondônia a Lei Seca foi implantada em 2012.


Texto: Eleni Caetano
Fotos: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia