O DIA NA HISTÓRIA





BOM DIA 8 DE DEZEMBRO!

COMEMORA-SE: Dia Nacional da Família. Dia da Justiça. Dia do Cronista Esportivo. Dia do Colunista Social.

Católicos lembram Dia da Imaculada Conceição. Dia de São Eutiquiano.

RONDÔNIA: 1985 – Iniciada a construção do templo da Assembleia de Deus, no município de Vilhena.

BRASIL

1839— O vocábulo “cartografia” é usado pela 1 ª vez pelo historiador português Visconde de Santarém, em carta ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen.

1916 — Nasce um dos maiores indigenistas brasileiros, Cláudio Vilas-Boas.

1994- Morre o maestro e compositor Tom Jobim, um dos criadores da Bossa Nova.

MUNDO

1854 – Pela carta Ineffabilis Deus, o Papa Pio IX proclama a definição dogmática da Imaculada Conceição, concebida livre do pecado original.

1863- É fundada a Fifa, Federação Internacional de Futebol Associado. 1941 - Os Estados Unidos declaram guerra ao Japão após o ataque a Pearl Harbor.

1948- Inaugurada a 1ª loja de sanduíches Mcdonalds.

1980 — O ex-Beatle John Lennon é assassinado por Mark Chapman, em Nova Iorque.

1987- A Unesco declara a grande muralha da China como patrimônio da humanidade.

1994 - O elemento químico Roentgênio é sintetizado pela primeira vez.

FOTO DO DIA

Filha de um casal barbadiano contratado pela Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a jovem Aurélia Banfield (Porto Velho/1916-2012) foi uma das sete (*) concluintes do primeiro curso de professoras do Colégio Auxiliadora (1940), e no ano seguinte abriu a escola “Dr. Arthur Lacerda Pinheiro”.

Exerceu o Magistério durante mais de 50 anos a muitas gerações, sendo entre seus alunos o ex-governador Osvaldo Piana e a professora Eunice Johnson, primeira rondoniense a concluir o Mestrado.

Professora Aurélia (na foto com a afilhada jornalista Andréia Fortini), gostava de contar sua experiência profissional e falar sobre fatos da época, como em duas entrevistas ao Jornal Ato Madeira, com detalhes das disputas políticas entre cutubas e peles curtas.

(*) Professorandas Aurélia Banfield, Alzira M. Lima, Iracema Cavalcante, Maria de Nazaré Zeed, Cristina Corinos, Maria da Silva Santos e Maturina Cavalcante.

Lúcio Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários