O objetivo do Governo no Campo é beneficiar propriedades rurais com serviços de mecanização agrícola, entre outras atividades

Porto Velho, RO - Mais de 300 propriedades dos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste já foram beneficiadas com o projeto “Governo no Campo” que visa atender, nos próximos três anos, mais de mil produtores rurais com serviços de mecanização agrícola e atividades correlatas no campo.

O projeto foi lançado em 2021 pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), com o intuito de impulsionar a agricultura familiar em todo o estado.

No total, o Estado injetará R$ 10 milhões em investimentos e melhorias nas propriedades rurais de pequenos produtores. Já foram investidos, aproximadamente, o valor de R$ 1.5 milhão na execução de serviços em 387 propriedades.

Para a realização dos serviços nas propriedades, 22 maquinários foram locados pelo Governo do Estado, sendo eles: oito caminhões basculantes, duas motoniveladoras, uma escavadeira hidráulica, duas retroescavadeiras, três tratores com roçadeira, três pá carregadeiras, além de um caminhão 3/4, um caminhão prancha e um micro-ônibus para serem utilizados no deslocamento e execução na localidade definida.

22 maquinários foram locados para realização dos serviços

Os beneficiários do programa são: produtores rurais, agroindústrias que sejam enquadradas no Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove), organizações sociais rurais, desde que possuam sede rural própria e documentação de regularidade fiscal atualizadas, comunidades pertencentes a igrejas rurais, público beneficiários de programas Plante Mais, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário, Mais Calcário, Programa Brasil Sem Miséria e Programa Fomento.

Entre os serviços oferecidos estão: encascalhamento de estradas, recuperação de vias particulares utilizadas na produção, reparos em tanques de piscicultura, bebedouros e represas; limpeza de carreadores (caminho aberto em meio à lavoura), capoeiras (vegetação), aceiro de cerca (abertura de faixas entre terreno e cercas para evitar incêndios); gradagem e construção de trincheiras, aterro de currais, transporte de mudas e insumos agrícolas.

Programa vai potencializar a produção da agricultura familiar

De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, os municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Campo Novo de Rondônia, Montenegro, Rio Crespo e Cacaulândia já estão em fase de celebração de convênios para a execução do projeto.

“O programa vai potencializar a produção da agricultura familiar e contribuir com o desenvolvimento dos municípios, gerando emprego e renda à população. Com esses serviços, os produtores terão a oportunidade de revitalizar sua propriedade e fortalecer a escoação de sua produção”, informou.

Para a produtora de Itapuã do Oeste, Lúcia Ferreira, esse benefício das horas máquinas chegou em um bom momento. “Nós recebemos vários serviços como o cascalhamento, limpeza do pátio, limpeza do carreador que dá acesso ao curral. Essa ação foi uma excelente ideia e ajudou muitos produtores pequenos. A hora da máquina é cara e muitas vezes não temos condições de pagar. Eu agradeço a Emater, a Seagri e todas as pessoas que estão por trás ajudando nesta grande ação”, disse.

O produtor Ronaldo Costa disse que ficou muito satisfeito com os serviços. “Ano passado eu tive que retirar meus alimentos pelas terras dos vizinhos porque aqui ficou impossível de passar por causa da lama, ficou tudo alagado devido a quantidade de chuva. Agora, graças a Deus apareceram as máquinas, para fornecerem esse serviço de aterramento e cascalhamento. Não vai ter lama por causa do cascalho e vamos ter acesso a estrada para poder colher os nossos produtos da lavoura”, contou.

Texto: Sara Cicera
Fotos: Esio Mendes e Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia