Sete artesãos de Rondônia vão expor seus trabalhos na Feira Nacional de Negócios do Artesanato em Pernambuco

Porto Velho, RO - A Superintendência Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) abriu edital para selecionar sete artesãos do Estado para participar da edição 2021 da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece de 10 a 19 de dezembro no Centro de Convenções da cidade de Olinda, Pernambuco. A Sejucel vai disponibilizar passagem aérea e espaço de exposição para que os artesãos rondonienses divulgarem e comercializarem os trabalhos no evento.

Este ano a Fenearte homenageia o Movimento Armorial, iniciativa artística criada por Ariano Suassuna e tinha como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.

A inscrição para o artesão interessado em participar do edital é gratuita e pode ser realizada exclusivamente pelo e-mail: coordenacaopabro@gmail.com, das 15 horas até às 23h59 do dia 28 de novembro de 2021. Para maiores informações os interessados podem acessar o Edital_Sejucel_Feneart_2021.

De acordo com a coordenadora estadual do programa do artesanato brasileiro na Sejucel, Anatália Mendes, esse evento é importante para a difusão da produção artesanal do Estado de Rondônia.

“Nesse evento as 27 federações estarão presentes, os artesãos que se inscreverem serão analisados e a divulgação final acontece no dia 1 de dezembro. A expectativa é de que possamos apresentar para o público de todo o país a qualidade da produção artesanal rondoniense”.

Anatália Mendes disse ainda que os artesãos foram um das categorias profissionais mais abaladas pelo impacto econômico gerado pela pandemia de covid-19.

“É sabido que a pandemia de covid-19 impôs barreiras sanitárias que impossibilitaram tanta o trabalho dos profissionais do artesanato, quanto à realização de grandes eventos como a Fenearte, causando prejuízos significativos no cenário econômico e financeiro do setor cultural”, disse Anatália Mendes.

A Sejucel vai representar o Governo de Rondônia nesse evento em um estande de 36 metros, onde mostrará um pouco da arte e cultura rondonienses. Na última edição da Fenearte, realizada em 2019, Rondônia também esteve presente com sete artesãos que expuseram os trabalhos para um público de mais de 300 mil pessoas.