Ação itinerante “Seas Cidadã” inclui serviços de emissão de documentos, orientações jurídicas entre outros

Porto Velho, RO
- Depois de atender aos municípios da Ponta do Abunã, nos dias 23 e 24 de outubro, o projeto Seas Cidadã” será desenvolvido neste sábado (6) e domingo (7) em Guajará-Mirim, pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).

Além de Guajará-Mirim que tem mais 46 mil habitantes, a ação itinerante vai beneficiar os mais de 31 mil moradores de Nova Mamoré.

Para o desenvolvimento das atividades nos dias previstos, o Poder Executivo conta com a parceria de vários órgãos e instituições para garantir melhor assistência à população, em especial nas localidades de difícil acesso.

O atendimento será realizado das 8 horas às 18 horas, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar, na Avenida 1º de Maio, no Bairro 10 de Abril. A distribuição de senhas em número limitado será a partir das 7 horas.

A programação para os dois dias inclui ações para pessoas de todas as idades nas áreas da Cidadania, Educação, prevenção e Saúde, com atendimentos como: emissão do Registro Geral (RG-Carteira de Identidade), Passe Livre, Cadastro no CadÚnico, Identidade Jovem (ID jovem), confecção de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), informações quanto ao seguro desemprego, atendimento jurídico, orientações sobre crédito rural (DAP), abertura de reclamação no Procon, abertura de denúncia e bloqueio de marketing, confecção de currículos, educação no trânsito, consulta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e veículos, sorteio de brindes entre outras atividades.

Durante a execução do projeto, pelo menos 15 gestantes de Guajará-Mirim, previamente já cadastradas, vão receber kit enxoval do Programa “Mamãe Cheguei”. No decorrer dos próximos dias outros 22 kits serão entregues, totalizando 290 beneficiárias de 2020 até agora.

Entre os parceiros do “Seas Cidadã” estão: a Casa Militar, Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transporte (DER), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sistema Nacional de Emprego (Sine), prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas).