Porto Velho, RO - Equipes dos Avisos Hidroceanográficos Fluviais (AvHoFlu) “Rio Solimões” e “Rio Negro”, subordinados ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), estão realizando atividades de sondagem ao longo do rio Madeira, com o objetivo de delimitar o canal da hidrovia, além de gerar subsídios para a atualização cartográfica.

Segundo a Marinha do Brasil, a comissão compreende a sondagem dos trechos mais críticos entre os municípios de Novo Aripuanã (AM) e Porto Velho.

Ainda segundo a Marinha, a Hidrovia do Rio Madeira é de grande importância econômica para a região, sendo um corredor de exportação de grãos do Centro- Oeste, além de uma das vias de abastecimento da produção da Zona Franca de Manaus.

O Rio Madeira é afluente do rio Amazonas e um dos responsáveis pela geração de energia elétrica para o país, por meio dos complexos hidroelétricos de Santo Antônio e Jirau.

Os levantamentos Hidrográficos realizados pela Marinha constituem um trabalho técnico de alta complexidade e gerarão subsídios para atualização de documentos cartográficos.

Contribuem, também, para o estabelecimento de uma rota segura para as embarcações, uma vez que ocorrem frequentemente alterações na batimetria dos rios na região Amazônica.

Dessa forma, é possível oferecer maior segurança aos usuários da hidrovia, o que auxilia no desenvolvimento socioeconômico da região, segundo explicou a Marinha.