Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social - etapa Nordeste acontece de 10 a 12 de novembro


Porto Velho, RO - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, participou, nesta quarta-feira (10), em Natal (RN), da abertura da Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social - etapa Nordeste, que tem como tema a “Valorização dos Profissionais de Segurança Pública”. A ação é uma iniciativa inédita do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e acontece até sexta-feira (12).

“O profissional de segurança pública é a base de todo o nosso trabalho e temos procurado valorizar isso. Destaco aqui a criação do Habite Seguro, programa que vai facilitar a compra de imóvel para os policiais do país, principalmente aqueles que recebem menos; o Programa Nacional de Qualidade de Vida para os Profissionais de Segurança Pública, o Pró-Vida, e demais ações que auxiliam na atuação do profissional no exercício de sua atividade”, destacou Anderson Torres durante a cerimônia de abertura do evento.

Os temas serão apresentados por especialistas e integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) para cerca de 200 profissionais inscritos para o seminário, representantes técnicos das instituições da segurança pública do Nordeste que trabalham com a pauta, indicados pelos seus gestores.



O governador em exercício do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, também citou a valorização dos profissionais e ressaltou a importância do trabalho integrado realizados entre forças de segurança estaduais e federais. “Destaco o trabalho dos agentes federais de segurança, que têm sido grandes parceiros. Temos obtido grandes resultados graças a integração”, afirmou.

A programação do evento contará também com apresentações sobre o Programa Habite Seguro e o Pró-Vida, lançados pela atual gestão do governo federal; proteção dos profissionais do Sistema de Justiça Criminal; Pesquisa Nacional sobre a Valorização do Profissional de Segurança Pública e ações voltadas para a saúde mental.

Jornada

O seminário “Valorização dos Profissionais de Segurança Pública” faz parte da I Jornada Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, uma iniciativa inédita do MJSP, que começou em setembro e será realizada em sete etapas, com a discussão de temas como Encontro Nacional de Gestores de Estatísticas de Segurança Pública; Policiamento Rural – Práticas Exitosas; Município, Segurança Pública e Criminalidade; Segurança nas Fronteiras – Integração e Apoio Mútuo; e Violência Doméstica e Contra a Mulher.

A ação tem papel fundamental na discussão de novos caminhos e perspectivas para a segurança pública do país.

Investimentos

Até dezembro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública vai repassar, via Fundo Nacional de Segurança Pública, mais de R$ 25 milhões suplementares para o estado do Rio Grande do Norte investir nas forças de segurança.