Publicidade

Ética e combate à corrupção são tratadas em webinar para servidores civis e militares



Ocorreu a primeira fase do ciclo de webinários da campanha “Defesa: Unindo Forças em Prol da Integridade”, organizada pela Assessoria Especial de Integridade do Ministro de Estado da Defesa, para fortalecer os princípios éticos e morais dentro do Ministério da Defesa.

Com os temas “A Ética e a Modernidade” e “A Ética e a Integridade como Prevenção a Riscos de Corrupção”, os conteúdos foram apresentados, respectivamente, pelo Ex-Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), General de Exército R/1 Décio Luís Schons e pelo Ex-Corregedor-Geral da União e atual Presidente da Comissão de Ética Pública, Antonio Carlos Vasconcellos Nóbrega.

A primeira apresentação destacou vertentes da ética, como caráter e personalidade. Foi tratado, ainda, da ética militar, que é formada pelas doutrinas que tratam da virtude, dos deveres profissionais, da avaliação moral e dos atos humanos. “Todos os militares brasileiros têm uma religião comum: a religião do exemplo”, destacou o General Schons.

Na segunda apresentação, o Presidente da Comissão de Ética Pública abordou os custos da corrupção para a sociedade, o conjunto de normas para combater esses malfeitos e destacou a importância do debate da ética pelos representantes de órgãos públicos. Ele defendeu que o tema deve estar, sempre, em pauta, “para que as novas gerações sejam orientadas a aplicá-lo e discuti-lo”, reforçou o especialista.

A organização do webinar, que se relaciona ao combate à corrupção, tem como base o Decreto nº 10.756, de julho de 2021, que institui o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal. A norma amplia a efetividade dos programas de integridade dos órgãos federais, bem como a prevenção à corrupção. No Ministério da Defesa, está a cargo da Assessoria Especial de Integridade.

Além das presenças de integrantes da Alta Administração do Ministério da Defesa e demais participantes, de modo on-line, integrantes da Assessoria Especial de Integridade estavam no evento, presencialmente.

Foram eles: o Assessor Especial do Ministro, General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva; o Assessor Militar, Capitão de Fragata (IM) Kleber Rodger Reis; o Assessor Técnico, Coronel R/1 Vicente Campos; o Assessor Militar, Coronel Intendente Nivaldo Luiz Viana Farias; e o Coordenador, Coronel Intendente Marcelo de Souza Lopes.

O ciclo de webinários da campanha “Defesa: Unindo Forças em Prol da Integridade” deve trazer temas como Gestão de Riscos e os limites entre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e a Lei de Acesso à Informação.

Ministério da Defesa

Postar um comentário

0 Comentários