Nomeação aconteceu durante a 24ª Conferência anual da União Nacional de Legisladores Estaduais

Porto Velho, RO - O deputado estadual Jair Montes (Avante) é o novo vice-presidente do Parlamento Amazônico, que Elegeu a Deputada Estadual Amapaense Edna Auzier nova presidente.

A nomeação aconteceu durante a 24ª Conferência anual da Unale (União Nacional de Legisladores Estaduais) em Campo Grande, nesta quarta-feira (24). O encontro tem como tema central do legislativo esse ano “Redesenhando os caminhos do Parlamento”, onde irão ser debatidos os novos desafios impostos pelo cenário pós-pandêmico.

Em seu discurso de posse Jair Montes foi enfático ao pedir a união dos estados do norte.

“Ninguém se preocupa com a Amazônia como nós que moramos lá nos preocupamos. Está na hora da Unale abrir espaço para o parlamento. Nós temos muitos gargalos na Amazônia como a falta de água tratada, nós fornecemos energia mas temos a energia mais cara do país, é o momento de nos unirmos para termos voz e vez.”

O Parlamento Amazônico é um organismo regional permanente e unicameral, que foi legitimado em abril de 1989 por declaração conjunta dos oito países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Esse parlamento tem como finalidade buscar respostas dos países aos assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação da região amazônica.

Texto e foto: Assessoria