Diretor-geral do DER, acompanhou in loco as ações desenvolvidas para obra da ciclovia

O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), concluiu, no fim de semana, os serviços de aplicação da capa asfáltica de rolamento com concreto betuminoso usinado a quente (Cbuq) na obra da ciclovia na RO-479, em Rolim de Moura, saída para a BR-364.

De acordo com o diretor-geral do DER, Elias Rezende, a ciclovia beneficiará mais de 500 ciclistas do município, proporcionando um trânsito mais seguro. A obra se estende até o quilômetro 15 da RO-479, com três metros de mão dupla para os ciclistas e aproximadamente dois metros de acostamento para os veículos.


Obra se estende até o quilômetro 15 da rodovia 479

“A ciclovia é uma obra magnífica que atende o anseio dos ‘amantes do pedal’. O governador Marcos Rocha e o vice-governador José Jodan entendem a importância da prática do esporte, principalmente esse que vem aumentando os adeptos na região. Por isso, eles solicitaram a construção da ciclovia, para proporcionar maior segurança”, enfatizou Rezende.

Ele lembra que a rodovia possui um grande fluxo de veículos pesados e leves, devido ao acesso à BR-364. “Sem a ciclovia, nossos ciclistas estavam correndo riscos de um acidente grave ou fatal”, disse o titular da pasta.

O serviço de aplicação da capa asfáltica foi realizado em conjunto pelas equipes da 4ª e 5ª Usina de Asfalto em Cbuq do DER. “Foi uma verdadeira força-tarefa para concluirmos essa obra que trará muitos benefícios para a população. Além de evitar acidente, trará qualidade de vida. Mesmo com o tempo instável, devido às fortes chuvas que caíram na região, conseguimos finalizar os trabalhos. Quero agradecer a toda equipe do DER que se dedicaram para que o serviço fosse executado com excelência”, finalizou o gerente da 5ª Usina do DER, Sebastião Cardoso.

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

A equipe especializada em sinalização de trânsito do DER, executa os serviços de pintura da sinalização horizontal para dar maior visibilidade e segurança aos ciclistas e motoristas.


Ciclovia recebeu sinalização horizontal (pintura)

De acordo com o gerente da 4ª Usina de Cbuq, Thiago Moreira, a sinalização horizontal (pintura) consiste em delimitar a pista de rolamento e orientar os motoristas que utilizam a via, sobre o espaço do acostamento e o limite da ciclovia. Além disso, a ciclovia recebe as orientações da mão correta para os ciclistas.

“A ciclovia ainda receberá os tachões refletivos ‘tartaruga’ e as placas de sinalização vertical para garantir a segurança dos ciclistas”, explicou Moreira.

A placa informativa do portal da chegada/saída da cidade de Rolim de Moura na RO-479 recebeu revitalização. “As placas do portal estavam deterioradas com a força do tempo, sendo necessária melhoria”, frisou o diretor-geral do DER, Elias Rezende.