Publicidade

O DIA NA HISTÓRIA



BOM DIA 27 DE OUTUBRO!

COMEMORA

Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. Dia do Engenheiro Agrícola.

Católicos lembram Santo Elesbão (Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e Igrejas ortodoxas orientais) São Frumêncio. São Evaristo, papa.

RONDÔNIA

1733 – O governo de Portugal proíbe a navegação estrangeira pelos rios Madeira, Guaporé e Mamoré. 

1927 – Lei municipal 33 a Prefeitura autoriza a doar à Prelazia de Porto Velho uma área para construção do Hospital São José. 

1965 – O Ato Institucional número 2 cassa o deputado federal Renato Medeiros.

BRASIL

1892 — Nasce Graciliano Ramos, escritor brasileiro, autor do clássico Vidas Secas. 

1912 — Inaugurado o Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro. 

1965 — Presidente Castelo Branco decreta o AI-2: eleições indiretas, cassação dos partidos políticos são suas principais medidas. 

1982 — Usina Hidrelétrica de Itaipu: águas chegam às comportas do vertedouro. 

2001- O jogador de basquete, Oscar Schmidt, uma lenda do esporte, quebra o recorde mundial de pontos, chegando a 46.744 pontos em toda a sua carreira.

MUNDO

1492- Cristóvão Colombo descobre a Ilha de Cuba. 

1553 — Condenado como herege, Miguel Servet é queimado na fogueira nos arredores de Genebra. 

1951 — Primeira utilização da radioterapia num paciente através de uma bomba de cobalto. 

1990 - Descoberta uma nova galáxia 60 vezes maior que a Via Láctea.

FOTO DO DIA

Instituído pelo decreto 86.029 (D.O.U de 28/5/81), assinado pelo presidente João Figueiredo, o programa Polonoroeste teve importante papel na estruturação do Estado de Rondônia, criado só em dezembro daquele ano. 

“Dentre seus objetivos estavam dois pontos fundamentais para a região, como absorver o fluxo migratório de maneira coordenada e sustentável, além de permitir o asfaltamento da BR-364, ao mesmo tempo que viabilizava “os investimentos necessários ao desenvolvimento socioeconômico ordenado da área influenciada pela estrada e à proteção do ambiente físico e da população indígena da região”. 

O Polonoroeste abrangia a área de influência da BR-364, ligação rodoviária Cuiabá - Porto Velho (oeste e o noroeste do Estado de Mato Grosso e o – então - Território Federal de Rondônia). 

Na foto o representante do governo brasileiro Dr. Áquila (e), o Assessor do Banco Mundial Niels Schain, o presidente da Codaron Wiliam Cury e o economista Jorge Elage).

Postar um comentário

0 Comentários