Porto Velho, Rondônia - O projeto “Enxergar”, do Governo de Rondônia, continua sendo realizado no município de Jaru com o objetivo de zerar a fila de cirurgias de catarata e pterígio (carne crescida) no Estado. 

Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já foram finalizados 1,3 mil procedimentos, mas ainda restam 1.030 para fechar a meta da 4ª edição do mutirão. 

Os interessados devem procurar o posto de saúde mais próximo para fazer avaliação e serem encaminhados, quando for o caso, para realizar a cirurgia.

A ação acontece em Jaru, mas contempla os municípios de Buritis, Machadinho d’Oeste, Alvorada do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

O secretário de saúde, Fernando Máximo, destaca que o propósito do Governo de Rondônia é que todas as pessoas que perderam a visão devido à catarata voltem a enxergar e que consigam viver melhor. 

“Convidamos a população de todos esses municípios para que procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa para que, assim, possam realizar o procedimento. Ainda temos 1.030 cirurgias entre catarata e pterígio para oferecer à população e sem custo”, diz.

Quem necessita de consulta oftalmológica, deve procurar o posto de saúde mais próximo, solicitar avaliação com o médico e aguardar o setor de regulação entrar em contato para buscar a guia autorizada e encaminhá-lo para Jaru.

O chamamento para as cirurgias acontecerá, na sexta-feira (10), a partir das 10h, na escola Olga Dellaia, em Jaru.

Fonte: Secom