Operação contra exploração de madeira em terra indígena foi realizada em RO — Foto: Polícia Federal/Divulgação


Porto Velho, Rondônia - Uma operação contra a exploração ilegal de madeira na Terra Indígena Roosevelt foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto em Rondônia. Um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo enquanto transportava toras em um caminhão.

De acordo com informações da Polícia Federal, a segunda fase da Operação Pertinácia começou após a informação de que madeireiros continuavam a realizar extração diária de toras de madeira da região em dezenas de caminhões.

Uma serraria encontrada na terra indígena foi inutilizada pela PF e Ibama — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Lideranças indígenas estariam colaborando com os trabalhos, com a cobrança de valores para permitir a retirada das cargas. As madeiras eram destinadas a madeireiras localizadas em Espigão D'Oeste (RO) e cidades vizinhas.

A ação foi realizada pela Polícia Federal em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Em mais de 36 horas de trabalhos, foram inutilizados serrarias e maquinários, inclusive um trator esteira.



Agentes da Polícia Federal e do Ibama realizaram operação dentro da Terra Indígena Roosevelt — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Fonte: G1