Porto Velho, Rondônia - O enfrentamento da evasão escolar, sobretudo por causas decorrentes da pandemia de Covid-19, será tema do webinário que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho e 1 e 2 de julho. Com o evento virtual, a Prefeitura de Porto Velho acentua o compromisso com a educação e com a qualidade do processo pedagógico no município.

O 1º webinário Busca Ativa Escolar – “Tô de Volta” é realizado pelo Departamento de Políticas Educacionais e da Divisão de Avaliação e Indicadores Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Tem como foco a integração de todos os estudantes à escola.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita que foi criada para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar. Foi desenvolvida pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

RESGATE

O programa de resgate de alunos permite que as pessoas enviem informações sobre crianças e adolescentes fora da escola pela internet, por meio de aplicativo ou por SMS. Uma equipe intersetorial local toma as medidas necessárias para a matrícula, permanência e aprendizagem.

Participarão do webinário atores políticos e públicos engajados com a pauta da educação, que contribuirão para o fortalecimento da Busca Ativa Escolar. Também participarão representantes da Unicef, que fornecerão apoio quanto ao uso da ferramenta Busca Ativa Escolar. No decorrer do evento serão mostradas escolas que têm tido experiências exitosas no uso da plataforma.

Entre os temas que serão tratados no seminário virtual estão o termo de colaboração do Busca Ativa com órgãos como o Tribunal de Contas, Ministério Público, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Conselhos Tutelares.

Texto: Géri Anderson
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)