Posto de Saúde abandonado em Vilhena


Porto Velho, Rondônia - Enquanto no mundo inteiro todas as atenções estão voltadas ao fortalecimento do sistema de saúde em virtude da pandemia, em Vilhena as coisas acontecem ao contrário na administração de Eduardo Japonês (PV).

Desde a semana passada a imprensa do Município vem mostrando relatos de unidades de saúde da prefeitura de Vilhena que foram desativadas para reformas e acabaram sendo abandonadas, deixando não apenas os moradores dos bairros quer eram atendidos por elas à mercê da sorte, como também permitindo que os equipamentos públicos se transformem em pontos de concentração de marginais.

A situação acontece em duas UBS da área urbana, a primeira no bairro mais antigo de Vilhena, o São José, e a outra no posto de saúde do Alto Alegre.

No primeiro caso, o posto de saúde Vitalina Gentil, que funcionou no São José durante décadas, foi fechado para reformas ano passado, e não voltou mais a atender. Não há na estrutura o menor sinal de obras, e o prédio virou abrigo para usuários de drogas, enquanto o pátio tem sido utilizado para casais fazerem sexo ao ar livre, de acordo com denúncias de moradores.

Já na situação do Alto Alegre, o problema começou em março, após um acidente de trânsito ter derrubado parte do muro do local, que estava também sem funcionamento, permitindo as invasões constantes de desocupados, que provocam a depredação das instalações.

A prefeitura se manifestou oficialmente sobre o segundo caso com muita conversa e discurso, porém nada de concreto foi estabelecido. Enquanto isso, o número de mortos pela pandemia na cidade são elevados e o alto índice de uso do sistema de saúde local não justifica o descaso com as UBS abandonadas.


Com informações da Folha do Sul
Foto: Folha do Sul