A ação foi na sede da Prefeitura


Porto Velho, Rondônia - O prefeito Hildon Chaves acompanhou o drive-thru e definiu a edição como um sucesso. Ele destacou a importância da adesão e da manutenção dos protocolos de saúde para se vencer a doença.

“É muito importante que as pessoas não percam a oportunidade de se vacinar, pois, só assim, conseguiremos avançar no nosso esquema de vacinação. E, tão importante quanto se vacinar, é a população continuar tomando os devidos cuidados. Só a imunização e a prevenção contínua podem permitir que retomemos nossas rotinas o quanto antes”, afirmou o prefeito.

Em média, 250 pessoas foram imunizadas a cada hora com a vacina da Janssen, a primeira com dose única a chegar ao município. “O público-alvo desta ação foram pessoas com 45 anos ou mais, que apresentem ou não alguma comorbidade. Com isso, esperamos completar a imunização dessa faixa etária e, assim, iniciar a vacinação do próximo grupo o quanto antes”, explica a gerente de imunização, Elizeth Gomes.

A vacinação deste sábado foi direcionada à população que possui automóveis, mas a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também buscou atender aos pedestres e pessoas em busca da segunda aplicação.

“Nessa ação, nós buscamos atingir as pessoas que não conseguiram comparecer aos locais de vacinação durante a semana, além de estarmos ofertando a segunda dose da AstraZeneca e Coronavac. Todas as pessoas atendidas estavam devidamente cadastradas e pré-agendadas no SASI”, afirma Eliana Pasini, secretária da Semusa.

Jacineide Lopes e o esposo compareceram logo após a abertura dos portões. A vendedora, de 49 anos, afirma que buscará manter os cuidados, mesmo após ter completado o esquema vacinal com uma dose. “Já estávamos esperando esse momento há muito tempo e tivemos a oportunidade de garantir a dose única. Os planos agora é continuar a evitar a doença e trabalhar na prevenção”, declara a vendedora.

Já Paulo Souza e a irmã contribuíram, indiretamente, para o fluxo da fila. É que, mesmo possuindo cada um o seu transporte, os irmãos optaram por ir em apenas um veículo e viverem juntos o momento tão esperado: “Nós recebemos a confirmação do agendamento um dia antes e não perdemos tempo. Para mim, a dose única é bem-vinda já que sou motorista de caminhão e vivo em viagem”, afirma Paulo.

Na segunda-feira, a vacinação prossegue no Campus I da Faculdade Uniron, na Av. Mamoré, das 9h às 16h.