75% rejeitam os deputados que votarem para salvar Michel Temer na Câmara - Alô Rondônia - Informação é Poder |
Rondônia, 25 de julho de 2017
Compartilhe:

75% rejeitam os deputados que votarem para salvar Michel Temer na Câmara

85% querem que Câmara autorize processo

Fonte: Poder360
14/07/2017 19h31 - Atualizada às 14/07/2017 19h37
 (Foto: Sérgio Lima/Poder360) Ampliar imagem:  (Foto: Sérgio Lima/Poder360)
Foto: Sérgio Lima/Poder360
 (Foto: Sérgio Lima/Poder360)

Deputados que votarem para enterrar a denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara serão rejeitados por 75% dos eleitores, segundo pesquisa DataPoder360 realizada nesta semana.

Apenas 8% dos entrevistados disseram que escolheriam nas próximas eleições 1 deputado que for favorável ao peemedebista na votação pela admissibilidade da denúncia.

Em 26 de junho de 2017, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entregou denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra Temer e seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures. Ambos são acusados de corrupção, com base nas delações da JBS-Friboi. O presidente só pode ser julgado pelo Supremo se a Câmara autorizar. Rocha Loures foi preso e agora está em casa, monitorado por tornozeleira eletrônica.
 

A pesquisa DataPoder360 foi realizada nos dias 9 e 10 de julho de 2017. Foram entrevistadas 2.178 pessoas com 16 anos de idade ou mais, em 203 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

OPINIÃO PÚBLICA

Segundo o DataPoder360, 80% acreditam que Temer é culpado das acusações de corrupção. Apenas 6% responderam que o peemedebista não tem culpa.

Quando se considera o grau de instrução dos entrevistados, a maior parte dos entrevistados que estão convencidos da culpa do presidente é formada por pessoas com nível superior (87%).

A mesma porcentagem é encontrada entre os eleitores de 45 a 59 anos. O maior percentual dos que acreditam que o peemedebista é corrupto está na região Sudeste: 84%.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

A rejeição à gestão Temer segue alta, porém estável. O governo é considerado ruim (36%) ou péssimo (40%) para 76% dos entrevistados. Em junho, eram 75%. A avaliação negativa cresceu 12 pontos percentuais desde abril de 2017, quando o DataPoder360 iniciou a série de pesquisas.

A curva dos que acham o governo positivo oscilou dentro da margem de erro, em relação a abril. Para 7%, a gestão de Michel Temer é boa (4%) ou ótima (3%). Há 3 meses, eram 5%. O pior desempenho foi registrado em junho, quando apenas 2% avaliaram positivamente o governo.

O governo é mais rejeitado entre os mais jovens –83% dos entrevistados de 16 a 24 anos acham o governo Temer ruim ou péssimo– e nas regiões Norte (82% de rejeição) e Nordeste (86%).

MAIORIA PELA DENÚNCIA

DataPoder360 perguntou se os entrevistados acham que a Câmara deve aceitar ou rejeitar a denúncia contra Temer. Para 85%, a Casa tem que admitir a abertura do processo. Somente 8% são contra a autorização.

As respostas favoráveis à autorização da denúncia pela Câmara são encontradas em maior número entre os jovens. Na faixa de 16 a 24 anos, 90% querem que a denúncia seja admitida pelos deputados. Apenas 6% acham que a Casa não deve abrir o processo.

E a maior expressão de opiniões contrárias à abertura do processo está entre os entrevistados com 60 anos ou mais: 22% acham que a denúncia não deve ser autorizada, enquanto 68% disseram que a Câmara deve abrir o processo. 

 

EXPOARI 2017: Morador do Setor 09 ganha sozinho o Ford KA

Hoje é dia de portões abertos

Governo estuda plano de demissão voluntária para servidores públicos

A proposta é oferecer uma indenização correspondente a 125% da remuneração

Motos são recuperadas pela PM em Ariquemes

A Polícia Militar em Ariquemes recuperou nesta segunda-feira duas motocicletas

Follador participa de inauguração de Academia no distrito do Garimpo Bom Futuro

O parlamentar destacou a importância da prática de exercícios físicos na prevenção a doenças

Terça-feira a entrada é gratuita na Expoari

Visitante vai poder ver todas as atrações que também ocorrem nos dias com cobrança de ingresso
Expoari 2017 - Henrique e Diego

Expoari 2017 - Henrique e Diego

ACIA movimenta a economia na Expoari com a Femuar

Um dos destaques da Femuar é o setor de agroindústrias, composto por 16 empresas

Ariquemes: Monitores Escolares passam por curso de capacitação

Cerca de 110 profissionais participam da ação

Expoari 2017: Sorteio de uma Hillux é feito com arquibancadas lotadas. Hoje tem um Ford KA

Veja programação para esta segunda-feira
© 2017 - Todos os direitos estão reservados - Alô Rondônia  Termos de uso  Política de privacidade | Fale conosco |