Quase 30% dos detentos de Rondônia estão presos por tráfico de drogas, diz Procurador - Alô Rondônia - Informação é Poder |
Rondônia, 27 de junho de 2017
Compartilhe:

Quase 30% dos detentos de Rondônia estão presos por tráfico de drogas, diz Procurador

Chefe do MP rondoniense fez uma abordagem histórica acerca do problema

Fonte: Ascom MP/RO
16/05/2017 20h10 - Atualizada às 16/05/2017 20h14
 (Foto: )

Em Rondônia, quase 30% dos detentos estão presos por tráfico de drogas, informou o Procurador-Geral de Justiça, Airton Pedro Marin Filho, durante o I Congresso em Dependências Patológicas de Rondônia, promovido pela Casa Família Rosetta, nesta terça e quarta-feira (16 e 17/05), em Porto Velho, com a presença de pesquisadores internacionais. Entre os convidados está o ex-consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), Thomas Browne, que milita na área e atuou no Departamento de Estado Americano e Departamento de Justiça Americano.

Ao ministrar palestra com o tema ‘Tráfico de Drogas em Rondônia’, na manhã desta terça, o Chefe do MP rondoniense fez uma abordagem histórica acerca do problema, cujo início, conforme pontuou, remonta ao período de instalação do garimpo na Capital do Estado, na década de 80.

Airton Pedro Marin Filho falou sobre os danos culturais, sociais, econômicos e ambientais, gerados pelo intenso fluxo migratório e pelo ciclo de exploração desordenada de minérios na região, destacando a deficiência dos serviços públicos ofertados em Rondônia, à época, recém-elevada à categoria de Estado. “O próprio regime de trabalho nas dragas instaladas no rio Madeira fazia com que os garimpeiros recorressem às drogas para conseguir ficar mais tempo submersos em busca de ouro”, detalhou.

Fazendo um apanhado desse momento, o Procurador-Geral lembrou que, com o encerramento de grande parte da atividade garimpeira na década de 90, instalou-se uma de crise na região, o que só acentuou a operação do tráfico de drogas, moeda utilizada para a compra de armas e ouro.

Tal cenário, segundo ressaltou o Chefe do Ministério Público, reflete na sociedade rondoniense até os dias de hoje. “Criou-se uma cultura de fornecimento e consumo de drogas”, disse, ao acrescentar que, dos 9 mil detentos do Estado, 2.441 estão presos por tráfico. Em Porto Velho, o berço do problema, de acordo com Airton Marin, o tráfico é a causa responsável pela prisão de 1.325, do universo de 4.413.

 “O Estado não conseguirá vencer a luta contra o tráfico de drogas sozinho. Precisa da sociedade civil organizada, de instituições como a Casa Família Rosetta, que trata o problema com o olhar do resgate, da reinserção. A função do Ministério Público é de ser este braço direito da sociedade”, afirmou.

Programação


O I Congresso em Dependências Patológicas de Rondônia teve início nesta terça-feira. Nesta quarta, último dia do evento, palestrarão o ex-consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), Thomas Browne, presidente da Rubicon Global Enterprises. Browne trabalhou no Departamento de Estado de Americano, na Oficina de Assuntos Internacionais e de Aplicação da Lei em Matéria de Narcóticos. Foi responsável pela formulação, coordenação e implementação de estratégias e programas para a prevenção de drogas e tratamento, delinquência internacional do Departamento de Estado, além de analista do Departamento de Justiça Americano.

Ainda na quarta, ministrarão palestras o Padre Vicenzo Sorce e o Professor Umberto Nizzoli, Fundador e supervisor científico da Casa Família Rosetta, respectivamente, entre outros convidados.

EXPOARI por R$ 16,66 ao dia com compra antecipada

Só o ingresso do cantor Wesley Safadão custará R$ 100,00 no dia do show

Incêndio no Bom Futuro: Mais um dos envolvidos é preso pela Força Tática

Jovem foi conduzido à delegacia para registro de ocorrências e medidas cabíveis

Policiais Militares fazem parto de emergência e salvam bebê em Ariquemes

A jovem Aline Patrício de Oliveira estava deitada em uma cama e sentia fortes contrações

Em menos de 24h PM em Cacaulândia apreende espingarda, munições e simulacro

A vítima foi identificada como Carlos de Jesus Vieira (43 anos)

Comandante Geral da PM entrega micro-ônibus, motocicletas e inaugura alojamento no 7º BPM

Os veículos servirão para reforçar as ações de fiscalização de trânsito
Bodas de Ouro: Celso e Terezinha

Bodas de Ouro: Celso e Terezinha

Governo federal sanciona lei que permite comércio cobrar mais barato em pagamentos à vista

Pechinchar e pedir descontos é prática comum para 74% dos consumidores

Câmara aprova fim de multa a quem não portar CNH e licenciamento

Medida valerá se agente de trânsito puder consultar as informações online

História: 24 de junho Dia Nacional do Policial e do Bombeiro Militares

A data escolhida remete ao dia 24 de junho de 1997
© 2017 - Todos os direitos estão reservados - Alô Rondônia  Termos de uso  Política de privacidade | Fale conosco |